quarta-feira, 18 de abril de 2018

Será que é desta, Primavera?


 Hoje é quarta-feira, a primeira que a Primavera trouxe com sol. Finalmente conseguimos ir à quinta sem escorregar na lama! 😃
 As podas já lá vão. É altura de começarem as grandes transformações nas plantas. As flores mais atrevidas lá foram crescendo e desabrochando a medo, entre o frio e a chuva persistentes. As mais inseguras só agora começam a aparecer. Começa assim o quadro a compôr-se.
 No ano passado, por esta altura já a floração atingira o seu auge. O tempo tinha estado anormalmente quente e seco e a Natureza progrediu precocemente. O Março tinha sido quente, ainda que com picos de frio fora da época, o que trouxe uma significativa perda de produção. Já o Abril trouxe a primeira tragédia do ano - uma queda intensa de granizo, que nos levou mais de 40% da produção. Era o primeiro balde de água fria do ano e faz amanhã (19 de Abril, reveja aqui: Granizo.17 ) precisamente um ano.
 Este ano esperamos que o S.Pedro e os Astros estejam de bem connosco, e que tudo vá decorrendo com a devida normalidade. Para já, ainda não conseguimos perceber o estado real das árvores queimadas, mas a continuar o tempo assim, estará para breve. Será altura de decisões e muito trabalho! Até lá, focamo-nos nas coisas boas que por cá já vão acontecendo.
 As nossas amigas polinizadoras já andam atarefadas. De flor em flor procuram o seu melhor "posto de trabalho" e nós gostamos tanto de as ver trabalhar! 😊 Despedimo-nos com as melhores imagens de hoje.