quarta-feira, 7 de junho de 2017

O mirtilo- história,a planta, o fruto, benefícios na saúde e utilizações





O fruto e a planta

O mirtilo, de seu nome científico Vaccinium  myrtillus, é um arbusto de pequeno a médio porte, que pertence à família da Ericacae e originário da Eurásia.
As primeiras plantações deste fruto, surgiram em Portugal no ano de 1995 no concelho de Sever do Vouga. Um grupo de técnicos holandeses trouxeram para esta região esta espécie, afim de efetuarem vários estudos. Esta novidade revelou adaptar-se bem ao clima desta zona e aí ficou. Começou a ser alvo de interesse do ponto de vista económico e cerca de 2 décadas depois, as plantações em Sever do Vouga e concelhos vizinhos, são já um número bastante significativo.
O arbusto precisa de "hibernar" nos meses de inverno, tendo necessidade de um grande número de horas de frio. A maioria das variedades são de folha caduca, contudo existem algumas que nunca perdem a totalidade da sua folha.
A nível radicular, o mirtilo é também um arbusto com características especiais, não possuindo pêlos radiculares, o que o torna mais vulnerável no que toca a fixação e resistência no terreno. A construção de camalhões para os envolver, é uma das técnicas utilizadas para contornar esta vulnerabilidade, permitindo o controlo da absorção de água dos terrenos, e impedindo o seu encharcamento.
O fruto, com o mesmo nome, é incluído no grupo dos frutos silvestres e tem o aspeto de uma pequena baga redonda. Quando madura e pronta a ser consumida, esta baga adquire a cor azul-arroxeada e de sabor ácido.
Em Portugal o mirtilo atinge a maturação no fim do mês de maio, podendo prolongar-se até ao fim do mês de julho.


Benefícios do mirtilo na saúde

É um fruto de grande valor nutricional e de baixo valor calórico.
É rico em vitaminas C, K, E, A, B e minerais como o potássio, manganês, cobre e zinco e é uma boa fonte de fibras. Tem assim fortes propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, ajudando a prevenir Cancro, Alzheimer e infeções urinárias. Melhora também a memória, a saúde dos olhos e da pele - reduzindo as marcas e o processo do envelhecimento-,a circulação sanguínea, combate doenças do coração, reduz o mau colesterol( LDL) e é um antidepressivo natural.


Utilizações do mirtilo
O mirtilo pode ser consumido ao natural, congelado, em compotas, licores,gelados, sobremesas, bebidas frescas, etc.

Depois disto, ainda vai precisar de desculpas para consumir mirtilos?? 😉